

Terapia online
Se preferir aceder à terapia em seu próprio ambiente, não puder comparecer a um gabinete devido a restrições de tempo ou não viver próximo, este serviço pode ajudar.
Maior conveniência

A terapia online é uma opção conveniente e eficaz em termos de tempo. Irá falar diretamente com o terapeuta por meio de uma videochamada, o que significa que pode participar de sessões em qualquer* lugar que desejar. Isso elimina a necessidade de deslocação para um local físico. Com este recurso é possível iniciar o processo de terapia mais rapidamente do que faria com a terapia tradicional, pois o agendamento da primeira sessão é mais célere.
* Deve ter em conta que é importante que esteja num local tranquilo e com privacidade.
Como funciona a terapia online?
Fazer terapia online permite que se comunique por meio de seu computador/portátil, telemóvel ou tablet. O processo ocorre da mesma forma que faria pessoalmente, no trabalho com o terapeuta e recebimento de feedback regular sobre seu progresso.
Para quem é indicado?
É adequado para a pessoa que necessita de apoio especializado para uma determinada condição em que se encontra (mundo interior), e que procura ajuda. As condições mais comuns podem incluir estados depressivos, falta de vontade, estresse, ansiedade, dificuldades com relacionamento, dificuldade em lidar com emoções, dificuldade em lidar com certos comportamentos ou situações.
É também uma oportunidade onde a pessoa vai compreender melhor sua condição e sofrimento e integrar melhor a noção de como seu corpo sente e vive esse sofrimento para poder criar novas formas de lidar com a situação.
É importante entender que a pessoa não precisa estar no 'fundo do poço' para receber acompanhamento em psicoterapia. Assim, é possível encontrar um espaço para conversar com um profissional sobre as questões que estão ocorrendo na vida. Por exemplo:
-
Algo que preocupa ou incomoda;
-
Sentimento de que não consegue lidar com uma determinada situação;
-
Algo que aconteceu no passado e que acha que tem influencia na sua vida atualmente e gostaria de falar sobre isso;
-
Tentativa para desfrutar das coisas como fazia no passado.
Também pode ser que a terapia seja algo novo e gostaria de experimentar no formato online como ponto de partida. Ou, pode ter concluído um tratamento e agora gostaria apenas de revisar alguns aspetos do processo que ocorreu naquela época.
O mais importante é que tenha em conta que não precisa estar numa condição previamente diagnosticada para poder receber um acompanhamento especializado. É possível receber suporte contínuo que contribua para manter sua saúde mental e melhorar seu bem-estar geral e assim evitar que problemas menores possam piorar e ganhar uma dimensão que saiam do seu controle. Se está numa crise muito forte e precisa de apoio com caráter de urgência, a terapia online não será a melhor opção.
Para obter mais informações sobre a quem recorrer se precisar de apoio urgente à saúde mental, poderá encontrar algumas sugestões aqui.
Psicoterapia humanista
O serviço de terapia individual que ofereço é de base humanista. Isso quer dizer que no trabalho psicoterapêutico tem-se em conta que cada pessoa possui, de maneira inata, um potencial que lhe permite crescer, evoluir e regular-se e que quando uma “patologia” surge decorre dessas habilidades estarem esquecidas. De uma forma generalizada, as condições patológicas seriam decorrente das renúncias ou perdas da fluidez que permite acompanhar o próprio processo de crescimento.
O acompanhamento pode ser eficaz para uma ampla gama de condições, mas não se limitando a estados depressivos ou de ansiedade. Podem ser relacionados também com outras questões que estão acontecendo na vida, ou qualquer coisa que esteja a causar dificuldades ou "emoções negativas". Estas questões podem ser relacionadas com:
-
Estresse da vida
-
Estresse no local de trabalho
-
Mau humor
-
Relacionamentos e conflitos
-
Auto estima
-
Dor e luto
-
Procrastinação
-
Problemas LGBTQIA+
-
Problemas de confiança
-
Solidão
-
Doficuldade em lidar com as emoções
"A compreensão diagnóstica na abordagem com a qual trabalho não se esgota no sintoma. Ela envolve a situação terapêutica concreta e toda a vida da pessoa"